Nova Ford Explorer Sport 2013

A Ford vai lançar no Salão de Nova York, que será realizado entre 6 e 15 de abril, a versão 2013 do Explorer Sport, rival do Jeep Grand Cherokee SRT-8. O modelo chega com um motor twin-turbo EcoBoost 3.5 V6, com dois turbocompressores, que fornece 362 cavalos de potência e 48,4 kgfm de torque máximo. O SUV é 4x4 integral com Terrain Management System, sistema que permite selecionar o tipo de tração de acordo com o terreno em que se trafega: areia, lama, neve e descida de montanha. Completa o conjunto um câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas por borboletas atrás do volante. A relação de transmissão final é de 3,16-1, que prioriza a baixa rotação e economia de combustível. Segundo a Ford, o consumo fica na faixa de 6,8 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. A direção elétrica recebeu nova calibração e está mais direta. Os freios foram aprimorados e o chassi foi reforçado. Os detalhes de estilo diferenciados do modelo incluem rodas de 20 polegadas, lanternas e faróis escurecidos, rack e capas dos retrovisores em preto e grade do radiador cinza com barras contrastantes em preto brilhante. O interior, em dois tons, foi inspirado em acessórios de couro da alta moda, de grifes como Balenciaga e Prada. Os bancos e a direção são revestidos em couro com pespontos aparentes. A cabine é forrada em couro de duas cores e tem tapetes de carpete com o logotipo Sport.

Para o conforto dos passageiros, o SUV tem ar condicionado automático dual zone , bancos em couro, assentos dianteiros aquecidos, câmera de ré, bússola e indicador de temperatura no painel, câmera de ré, sistema SYNC com MyFord Touch e equipamentos de entretenimento e 12 alto falantes.
Há ainda tomada de 110 volts, espelhos retrovisores retráteis, acesso e partida inteligente sem chave, pedais ajustáveis com memória, teto solar duplo, abertura elétrica do porta-malas e acessórios para trailler.
O modelo é fabricado na planta da Ford em Chicago e chegará nas concessionárias americanas até o final deste ano.