Foz do Iguaçu (PR) no circuito do X Games em 2013

 

 

Três novas cidades se juntarão a Los Angeles e Aspen, ambas nos Estados Unidos, e Tignes, na França, para receber a temporada 2013 dos X Games. Entre elas, Foz do Iguaçu, no Paraná foi escolhida entre muitas candidatas, além de Munique, na Alemanha, e Barcelona, na Espanha. Tudo isso faz parte de um esforço para expandir globalmente a competição para novos locais e incluir novos elementos culturais ao evento.
 

 

O X Games reúne competições de BMX, skate, motocross e rali para carros. Na versão de inverno o público poderá conferir ski snowboard e snowmobile. Cada etapa do X Games tem suas próprias características, incluindo a introdução de novas modalidades e elementos culturais de cada sede. Vários países já fizeram parte do circuito, incluindo o Brasil, Canadá, China, Coréia, Cingapura, Malásia, México, Espanha, Taiwan, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.

 

A ESPN, dona dos direitos e criadora do X Games realizou um processo de oferta formal que começou em maio do ano passado, e que resultou em um significante interesse de vários locais ao redor do Mundo em hospedar uma das três etapas. A partir de hoje, os comitês locais das três cidades irão colaborar com a ESPN pelos próximos três anos para levar o evento a estes locais. Durante a temporada, quatro deles serão no verão e dois no inverno.
 

 

A razão maior para que uma das etapas fosse realizada em Foz do Iguaçu é que para a organização, os esportes de ação fazem parte do estilo de vida local, especialmente os ligados à natureza e à água. Por conta das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do Mundo, e patrimônio mundial da UNESCO desde 1986, a cidade oferece integração do esporte com a natureza, além do conceito de sustentabilidade ambiental como pilar. O evento será realizado nas Cataratas do Iguaçu, hidrelétrica de Itaipu e Foz do Iguaçu Convention Center.

 

Já Munique oferece um cenário perfeito e está acostumada a receber inúmeros festivais esportivos de alta qualidade, grandes competições internacionais de esportes profissionais e de lazer. A infra-estrutura já existe e será usada de forma sustentável. O Parque Olímpico de Munique irá fornecer um espaço único no centro da cidade com todas as instalações esportivas disponíveis para o X Games.

 

Ainda sustentada pela imagem que deixou ao sediar os Jogos Olímpicos de 1992, Barcelona possui infra-estrutura de primeira classe para receber eventos esportivos. Todas as atividades do X Games serão realizadas no Anel Olímpico do Parque Montjuïc, um espaço único que combina diferentes níveis de instalações desportivas com vista privilegiada sobre a cidade.

 

Calendário do X Games 2013

24 a 27 de janeiro – Aspen, Estados Unidos

20 a 22 de março – Tignes, França

18 a 21 de abril – Foz do Iguaçu, Brasil

9 a 12 de maio – Barcelona, Espanha

27 a 30 de junho – Munique, Alemanha

1 a 4 de agosto – Los Angeles, Estados Unidos